SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

FAQ > Perguntas Frequentes - IFPR

O que é o IFPR?
Através da Lei n.º 17.903 de 02 de janeiro de 2014, a Ambiental Paraná Florestas S. A, foi transformada em Autarquia sob a denominação de INSTITUTO DE FLORESTAS DO PARANÁ, integrante da Administração Indireta do Estado ligada a Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento.
Qual a missão do IFPR?
MISSÃO: O INSTITUTO DE FLORESTAS DO PARANÁ tem por missão atuar na coordenação do desenvolvimento de florestas plantadas no Estado do Paraná de forma integrada com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento - SEAB.
Qual a visão do IFPR?
Ser uma entidade de referência em articulação de políticas públicas, atuando em sinergia com os setores florestais e os meios tradicionais de agriculturas.
Quais são as atribuições do IFPR?
a) Exercer a função de órgão gestor, no âmbito estadual, das florestas estaduais com finalidade socioeconômica; b) Apoiar a criação e gestão de programas de treinamento, capacitação, pesquisa e assistência técnica para implantação de atividades florestais, incluindo manejo florestal, implantação de cultivos florestais, processamento de produtos florestais e exploração de serviços florestais; c) Estimular e fomentar a prática de atividades florestais sustentáveis madeireira e de serviços; d) Promover estudos de mercado para produtos e serviços gerados pela floresta; e) Propor planos de produção florestal sustentável de forma compatível com as demandas da sociedade; f) Criar e manter o Sistema Estadual de Informações Florestais, que inclui a sistematização e gestão de dados, informação técnicas legais, econômicas, educativas da atividade florestal, visando a agregação de valor aos seus produtos, disponibilizando informações sobre os benefícios das florestas plantadas a sociedade; g) A aprovação, coordenação e a execução dos programas e projetos do setor de florestas plantadas, visando a ampliação da base florestal produtiva, com ênfase à aquelas voltadas para a incorporação do componente arbóreos nos sistemas tradicionais de produção, envolvendo a agricultura familiar, o agronegócio e setor industrial florestal no contexto do desenvolvimento rural sustentável; h) A emissão de pareceres técnicos relativos a elaboração de convênios com entes públicos e privados, em conformidade com os programas e projetos estabelecidos pela SEAB - Secretaria da Agricultura e Abastecimento; i) O monitoramento periódico do inventário de florestas plantadas; j) O apoio as ações de adequação ambiental, certificação de sistemas de produção, pagamento por serviços ambientais, em propriedades rurais, com vista ao controle das mudanças climáticas; k) A promoção da interlocução com o setor florestal organizado; l) Apoiar e atuar em parceria com os seus congêneres estaduais e municipais.
Como são realizadas as Concessões Florestais?
O Instituto de Florestas do Paraná realiza concessões de áreas para exploração florestal de material lenhoso de pinus, em pé, com casca, de suas áreas de reflorestamento localizadas em vários municípios paranaenses, que podem ser consultadas no menu "Localização das florestas" na página principal deste site. As áreas são liberadas e disponibilizadas para concessões pela Diretoria da autarquia, indicando qual será a forma ou tipo de exploração, sua finalidade e demais informações para abertura de processo licitatório. As concessões são realizadas normalmente através de Pregão Presencial para obtenção do maior preço. Após a publicação do aviso de concessão, todas as informações são disponibilizadas aos interessados neste site, no menu "Licitações - Concessões Florestais", sub menu "Concessões Florestais". Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone (41) 3351-6440 ou pelo e-mail ifpr@florestasparana.pr.gov.br, no horário comercial.
Como ser fornecedor de produtos e serviços do IFPR?
Fornecedor de produtos e serviços O Instituto de Florestas do Paraná realiza suas contratações de produtos e serviços prioritariamente através de licitação e em alguns casos por dispensa de licitação. Na contratação por licitação, após a publicação do aviso, enviamos um comunicado aos fornecedores cadastrados, informando que a autarquia irá realizar o procedimento licitatório, com um breve resumo do objeto, local e data da realização e a forma de obtenção do Edital. Todas as informações são disponibilizadas aos interessados neste site, no menu "Licitações e Vendas". Na contratação por dispensa de licitação, o Instituto de Florestas do Paraná realiza uma cotação de preço de mercado, com no mínimo 03 fornecedores e seleciona aquele que apresentar o menor preço e com a qualidade desejada para o produto ou serviço. Os pagamentos serão liberados de acordo com o cronograma estabelecido pelo Instituto de Florestas do Paraná. É obrigatório ao fornecedor de produtos e/ou serviços aos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado do Paraná, estar cadastrado no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado do Paraná, devendo manter o Certificado de Regularidade Fiscal - CRF válido, para efeitos de efetivação de pagamento. Base Legal Decreto Estadual 9.762/2013. Para maiores informações, entrar em contato com nosso setor de compras pelo telefone (41) 3351-6440 ou pelo e-mail ifpr@florestasparana.pr.gov.br, no horário comercial.